Praga - República Tcheca

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pelo menos uma vez ao ano tento fazer uma viagem internacional. E em 2010 as férias tinham uma razão ainda mais especial, íamos, eu e meu marido, curtir a nossa lua de mel. Fiquei na dúvida entre alguns roteiros, pensei na Toscana - de carro, em Nova Iorque, um tour entre Grécia e Turquia, mas por fim, pensando na estação, final de outono, e atendendo a um sonho de longas datas, optamos pelo Leste Europeu. Então, fomos para República Tcheca – Praga, Hungria – Budapeste e Áustria – Viena. A conclusão que fiz, foi que não poderíamos ter escolhido destinos melhores. Foram 17 dias, 3 deles em Lisboa – Portugal, bem aproveitados, com direito a ópera, muita comida, vinho, paz e contemplação.

Começamos a viagem por Praga – Saímos de Salvador num vôo, sardinha, da TAP direto para Portugal e de lá fizemos uma conexão.

Optamos por passar 6 dias em Praga. De fato, para uma cidade pequenina é realmente tempo demais, mas, suficiente para encasquetarmos em comprar um apartamento por lá. - Coisa de sonhadores! Rs.

“Praga é uma cidade misteriosa”, essa foi a definição da minha amiga Dil.


Praga, capital da República Tcheca, é uma das cidades mais bonitas do mundo! Do alto, vista do Castelo de Praga, do Parque Petrin ou de qualquer mirante, você visualizará tons rosa dos telhados, e pretos de uma cidade muito antiga e intocada, mesmo sendo alvo de duas guerras. Praga mantém suas características góticas, barrocas e de Art Nouveau nos edifícios, pontes e construções.



A cidade do ousado escritor Franz Kafka - O Castelo foi o primeiro livro que li dele e na época, ainda no 1º ano, não entendi bulufas alguma – se estende ao rio Vtlava. De um lado está à cidade velha (Stare Mesto) e do outro a cidade nova (Nove Mesto). Sinceramente não vi muita diferença entre as duas regiões, para mim, ambos os lados são tão antigos como boa parte da Europa do leste.

O bom mesmo em Praga é flanar... se perder pelas ruelas com seus nomes longos e cheios de acentos. Você, com certeza, vai amar!

Ficamos no Hotel Clarion, sinceramente, não sei se ele fica tão perto do centro, embora lá nada seja tão longe. Não notei, pois o Clarion ficava dentro de um shopping e no piso inferior era a estação de metrô, então não fomos e nem voltamos andando para o hotel. Indico de olhos fechados! O atendimento, a cozinha, a academia são excelentes.

Duas coisas que eu queria muito conhecer em Praga, a misteriosa Ponte Carlos (Karluv Most) e o relógio astronômico. Fui de cara à ponte Carlos! Cheguei ao final da tarde, já quase escurecendo, e avistei uma multidão de turistas passando por ela. É realmente diferente! A ponte é decorada por 30 estátuas situadas nos dois lados. É óbvio que passei por ela quase todos os dias em que estive na cidade. Não por curiosidade e admiração, mas, como disse anteriormente, a cidade é realmente pequena.



Na linda praça principal da stare Mesto, situa-se o relógio astronômico, horas é a última coisa que você consegue identificar nele, mas é uma jóia linda! Figuras dos 12 apóstolos e imagens representando os pecados capitais circulam a cada badalada de horas. Por fim, aparece o galo cantando e aí a turistada começa a aplaudir. O curioso é que a morte é quem marca as batidas do tempo, segurando uma ampulheta nas mãos. Inteligente, não?!



Eu assisti duas vezes a este espetáculo, a primeira momentos antes de partir para o primeiro jantar, no restaurante Triton, estávamos num barzinho em frente ao prédio da antiga prefeitura, onde está instalado o relógio. A temperatura estava entre 3 ou 2 graus, sentamos na parte de fora ao lado do aquecedor. Uma delícia! A segunda foi durante o dia, com o tempo um pouco mais quente, curtimos a praça, após retornarmos do bairro Josefov – área judia – foi lá que conheci a primeira sinagoga construída na Europa e um cemitério judeu. É uma área bonita e silenciosa.


Nove Mesto têm os mais famosos restaurantes e hotéis de Praga. O bairro é composto pela praça Václavske Námesti, que mas parece uma avenida, e no final dela tem o museu nacional (Narodni Muzeum) que é bem interessante e bonito. Aproveitei para conhecer dois restaurantes e um café da região.

O bairro Mala Strana é um bairro bem charmoso, com ruas estreitas, casas luxuosas, igrejas e museus. Você, certamente, perderá horas percorrendo as ruas. Passei algumas horas procurando a Igreja Nossa Senhora Vitoriosa onde está à estátua do Menino Jesus de Praga, lá fomos pagar uma promessa pelo sucesso do nosso casamento. Foi lindo!

Das cinco noites que ficamos em Praga, jantamos e almoçamos todos os dias. Aproveitamos para conhecer os restaurantes mais famosos da cidade, Kampa Park foi a experiência mais deliciosa, mas conhecemos o Francouzská que fica no palácio da ópera e além do Four Seasons que tem uma estrela no guia Michelin.




O Castelo de Praga, na verdade um complexo que inclui igreja, muralhas, ruelas medievais e o palácio real, é bem mais bonito de longe. Até por que só de muito longe você deduz que ali é um castelo. À noite, iluminado, o castelo chama a atenção por sua imponência. A vista panorâmica da cidade que se tem do castelo é de tirar o fôlego. Mas, do Parque Petrin, a principal área verde da cidade, a vista também não deixa a desejar.





Praga é uma cidade bem no estilo alquimista, misteriosa, diferente, ecantadora... linda! Eu voltei apaixonada, mesmo tendo toda a dificuldade em converter os euros em coroas locais e não ter entendido nenhuma palavra na língua tcheca. É um lugar para, qualquer amante em viagens, incluir no roteiro!





4 comentários:

{ Paloma } at: 26 de janeiro de 2011 às 03:03 disse...

como assim academia do hotel??? kkkkkkk

a última foto está linda!!! pena que, para mim, viagens agora só em 2012 e olhe lá!

{ Gabriela Alves } at: 26 de janeiro de 2011 às 04:45 disse...

Menina, só falei da academia porque lembrei da Jacuzzi. Ótema!! A última foto foi o tripé, ele é u bom companheiro...

{ Schiu Freitas } at: 25 de março de 2011 às 06:28 disse...

Amiga!
Consegui mudar a cara do blog?! Tá lindo! rsrsrs
Nem preciso mais ir a Praga, lendo esse post e imaginando cada detalhe me senti lá.

{ Princesa Bazar } at: 28 de setembro de 2011 às 08:09 disse...

Oi
Tem novidades no Princesa Bazar.
Venha conferir!
Bjus... Ana
www.princesabazar.blogspot.com

Postar um comentário