Travel - new or old?

terça-feira, 25 de maio de 2010

Recentemente fiz a assinatura da revista Viagem e Turismo. E como amante de viagem que sou, além de fazer da publicação a leitura de cabeceira, não me canso de visitar o site da editora Abril (www.viajeaqui.com.br). Fico por horas pensando como seria delicioso conhecer tal parte do planeta, tal cultura, tal idioma, tal gastronomia. Viajar é curar o stress ou, vou mais longe, é evitá-lo.

Eu sou àquela boa turista, tenho o estereótipo bem reproduzido e não tenho problema nenhum com isto. Tiro foto de tudo, vou aos pontos turísticos, e pago os verdadeiros King Kongs, a verdade é que me sinto livre e feliz! Mas, também sou aquela viajante que planeja e pesquisa, que procura os melhores e imperdíveis locais para jantar, tomar vinho, assistir a um bom espetáculo e, essencialmente, procuro a melhor forma de me portar como um nativo.

Vivo enfeitiçada com a excentricidade do povo, não vejam isto como xenofobia. Viajo nas esquisitices, o que é genuinamente natural e cultural. Se eu pudesse e meu dinheiro desse, viajaria no mínimo três vezes ao ano. Como não posso, não sou rica, mais tenho pretensão de ser... tento sintetizar em pelo menos uma vez. O que me deixa doida é a vontade de retornar aos locais que guardo na memória como doces lembranças, mas por outro lado tenho uma lista extensa de vários lugares que morro de vontade conhecer.

Como ir à Europa e não voltar a Paris? Como ter milhas e não investir em Buenos Aires? Como ter a oportunidade de esquiar e não retornar a Santiago, como trocar Gramado por Campos do Jordão? Como não conhecer Praga, Fernando de Noronha, Veneza, Budapeste, Nova Iorque, Istambul, Polinésia Francesa, Hong Kong, Bariloche...?


Esse dilema, certamente, não é apenas meu. Portanto, deixo uma pergunta de Mari Campos, jornalista, repórter da Viagem e Turismo e dona do Blog Saia pelo Mundo para que vocês respondam.

“O que vocês acham que faz mais sentido – investir em conhecer sempre destinos novos ou ceder frequentemente à vontade de voltar para destinos muito queridos? Existe “equilíbrio perfeito” em se tratando de viagens?”.

4 comentários:

{ Gabriela Alves } at: 25 de maio de 2010 às 15:17 disse...

Por enquanto, com férias apenas uma vez ao ano e com o dinheiro cada vez mais curto - :( - opto por conhecer novos lugares. Mas, me dê uma brechinha pra ver se não volto aos meus queridinhos destinos.

{ Deraldo Neto } at: 25 de maio de 2010 às 20:30 disse...

Viajar com você sempre será uma bela viagem!

Gostei muito da zona fronteiriça dilemática entre poder voltar ao mesmo lugar visitado e adorado ou ter a oportunidade de conhecer coisas novas. Faz-me lembrar do dilema cruel em degustar um bom e velho vinho - já conhecido - ou ter a grata surpresa de abrir e conhecer um exemplar novo!

Não sei qual o motivo, mas sempre quero morar no último lugar visitado!

Viajar é o maior patrimônio que o homem pode conquistar na vida. O resto é capitalismo idiota e sem nenhuma razão de existência!

{ Kadija Teles } at: 26 de maio de 2010 às 12:05 disse...

Gabi, esse dilema é meu tbem...Meu marido viaja em minhas viagens, mas a iniciativa é sempre minha! sou fã mesmo!

Em relação à pergunta da jornalista, minha vontade é sempre de conhecer lugares novos...Quem sabe depois de n me restar mais opção, eu retorne a destinos já visitados...Gosto da novidade!
Bjs

{ Paloma } at: 5 de junho de 2010 às 12:01 disse...

Gab,
Vi essa postagem lá na VT (sou assinante há mais de 1 ano, vc vai amar!) e fiquei na dúvida... Nessa última viagem retornei a Bs As, mas - não sei se porque o tempo era curtíssimo - não sabia bem o que repetir... Já Paris, creio ser o grande portão da Europa, sempre inesgotável! Mas no momento tô na vibe de lugares novos.
beijoooo

Postar um comentário